quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O que define a hora da puberdade?


A ciência já avançou bastante para decifrar o que faz com que o corpo detone a puberdade, processo que decreta o fim da infância. O hipotálamo decide que é hora de despertar. Ele "avisa" a hipófise que ela deve começar a enviar hormônios para o resto do corpo. Esses hormônios são os responsáveis por tornar os órgãos sexuais desenvolvidos, pelo surgimento dos pêlos nas regiões pubianas e nas axilas e, nas meninas, pelo aparecimento dos seios e pela menarca - a primeira menstruação.

"Isso é o que sabemos, mas ainda desconhecemos as razões pelas quais o hipotálamo decide despertar", diz Maurício de Souza Lima, médico hebiatra (especialista no tratamento de adolescentes). Entre os motivos possíveis estão a nutrição - incluída aquela recebida no útero -, as diferenças raciais, os estímulos visuais, as condições de saúde e a genética. Alguns desses itens têm participação clara, já outros estão mais para hipóteses.

CADA VEZ MAIS CEDO
A puberdade na História

"Nutrição e puberdade estão diretamente relacionadas", diz o médico, que é autor do livro "Filhos Crescidos, Pais Enlouquecidos". Tanto que, em bolsões de pobreza, onde a nutrição é ruim, a puberdade é adiada. Quanto à alimentação da fase fetal, que é citada como um fator de adiantamento da puberdade, ainda não há estudos determinantes.

Por outro lado, as chances de os estímulos visuais - exposição ao sexo e a imagens eróticas - serem influenciadores da puberdade são grandes e o fenômeno acontece até com os animais. Nas fazendas, por exemplo, os donos colocam os bezerros perto dos bois adultos para que cheguem à idade de corte mais cedo.

A História comprova que as condições de saúde são determinantes. Antigamente, o processo acontecia bem tardiamente. Hoje, como há mais acesso aos tratamentos de saúde, vacinas e menor quantidade de doenças, houve uma antecipação na idade em que o processo começa em toda a população.

Já em relação à herança genética a coisa foi um pouco diferente. "Empiricamente, a gente sempre soube que a genética interferia. É só observar as famílias. Quando a mãe tem a primeira menstruação cedo, a filha também tende a ter logo a menarca", diz Souza Lima. E os laboratórios começam a comprovar isso. Um estudo da USP em parceria com a Universidade Harvard, nos EUA, mostrou que a herança genética está fortemente ligada à puberdade. Apesar de descobertas assim, esse campo de estudo ainda não chegou à sua adolescência.

MAIS CEDO AINDA
Os números da precocidade
>>> para cada 5 meninas há 1 menino com puberdade precoce
>>> uma em cada 10 mil meninas sofrem do distúrbio

IDADE EM QUE SE MANIFESTA
>>>
9 anos para meninos
>>> 8 anos para meninas


Fonte:Revista Galileu

Um comentário:

  1. Oi, acabei descobrindo seu blog...
    E li alguns posts, por sinal, muito interessante...

    Vou linkar vc e vc me linka...rs


    Uma parceria para divulgar e apreciar...

    E a Vitória, só crescendo né...
    Espero que ela possa chegar a este mundo com muita saúde...Torço muito por VCS!

    Xiii...estou devendo uma visita né...Mas tudo bem, antes dela nascer prometo ir ai...

    OBS: sobre este post na minha sincera opinião tudo isso está ligado em "o que comemos e deixamos de comer", ou seja, a ALIMENTAÇÃO...

    Abraços...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário