terça-feira, 4 de novembro de 2008

Nascimentos estão a aumentar


Nos primeiros nove meses do ano, e de acordo com o Público, o Instituto de Genética Médica Jacinto de Magalhães realizou mais 2100 testes do pezinho que nos 12 meses anteriores.

Esta subida da taxa de natalidade não é, porém, suficiente para compensar o decréscimo acentuado verificado nos dois anos anteriores: em 2006 nasceram quase menos quatro mil bebés que em 2005 e em 2007 a queda cifrou-se em três mil nascimentos, correspondente a um número médio de filhos por mulher de 1,33 (quando a substituição de gerações acontece aos 2,1). Tal significou que, pela primeira vez desde 1918, houve mais mortes que nascimentos em Portugal.

De acordo com os especialistas, os números obtidos nos últimos meses não devem ser entendidos como o início de uma nova tendência demográfica. «O aumento não é muito significativo», disse ao mesmo jornal Mário Leston Bandeira, presidente da Associação Portuguesa de Demografia. Para além de os números ainda serem provisórios, «esta pode ser uma variação puramente conjuntural», acentuou.

Por sua vez, a demógrafa Ana Fernandes, em declarações à TSF, afirmou que a subida se deve a um «efeito conjuntural» da idade das mães. Estas tentam atrasar a maternidade «o mais possível e chega-se a uma altura em que não é possível atrasar mais e portanto temos nascimentos que foram uma acumulação de contenção», explicou.

Ana Fernandes disse ainda acreditar que as políticas de incentivo à natalidade lançadas pelo Governo podem influenciar a decisão de um casal em ter filhos, mas não são suficientes. «As condições de trabalho da mulher, os apoios do Estado e as suas políticas de apoio à família têm de melhorar substancialmente para que se criem as condições para as mulheres se balancem na aventura de ter um filho numa sociedade que não os deseja», frisou.

Sofia Aboim, socióloga e investigadora do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa, defendeu, no Público, que é preciso esperar para ver o que acontece nos próximos anos. «Estas flutuações anuais podem ficar a dever-se a uma série de fatores aleatórios. Tenho dúvidas de que a taxa de natalidade aumente muito na próxima década, sem que haja uma melhoria das condições econômicas».

Fonte:BabyRoom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário