quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Vaidade Infantil em excesso é ameaça para saúde.

Cada vez mais vaidosas as meninas estão trocando as bonecas pelo espelho !!! A criança muito vaidosa tem a ver com o momento atual,aonde a criança quer viver intensamente o universo adulto, Os pais não devem consentir, nem tampouco incentivar essa vaidade precoce ,pelo perigo que gera,já que vai levar a diversos transtornos como: comportamento (depressão..) alimentar (anorexia )..problemas cutâneos (dermatites ...).

O uso excessivo e precoce de cosméticos,como maquiagem, esmaltes e alisantes pelas crianças, podem causar inúmeros problemas cutâneos , alergias e até queimaduras. Por outro lado, cabe aos pais terem maior atenção no comportamento dos filhos ,que estão precocemente se preocupando tanto com a aparência, que com a ajuda dos veículos de comunicação, são influenciados pela beleza a qualquer preço, para serem aceitos no grupo social .

Nessa fase existe uma tendência à formação de cravos e espinhas, por isso devem ser prescritas fórmulas ou produtos livres de óleo, para se evitar o ACNE precocemente.
O formol é tóxico e pode trazer diversos prejuízos para a saúde das crianças
Mas, é importante lembrar que os produtos devem ser dermatologicamente testados, assim como registrados na ANVISA (Ministério da Saúde), pois existem veículos e conservantes dos produtos que podem causar danos severos ao organismo, no entanto há substâncias que já foram vilãs de formulações e hoje estão liberadas sem restrição,como os Parabenos, que são usados na maioria das formulações como conservantes apesar de apresentarem indícios cancerígenos.

Formol
O formol (ou formaldeído) usado para alisamentos é tóxico tanto em contato com a pele causando queimaduras e apresenta também  potencial carcinogênico com a inalação crônica, além de danificar os fios capilares, tornando-os quebradiços e sem vida. Por esse motivo não devem passar nem perto das crianças.

Como controlar
O excesso de vaidade na infância aumentou o número de procedimentos estéticos nessa faixa etária nos últimos tempos; quando as meninas e os meninos deixaram de brincar e pular corda, para precocemente adotarem atitudes adultas, como culto à beleza e supervalorização da imagem levando a conseqüências desastrosas, pulando etapas fundamentais para o desenvolvimento físico e mental, comprometendo muitas vezes o rendimento escolar e social.

Deve-se buscar o equilíbrio por parte dos pais para que haja controle sobre os impulsos da criança, já que não há maturidade para decidirem por eles próprios. Tão importante quanto estabelecer limites, é dar o exemplo, buscando frear os impulsos consumistas, não gastar em excesso em salões de beleza e roupas, além de estimular hábitos alimentares saudáveis e atividades esportivas para maior socialização. Os pais devem estar atentos para explicar porque não devem exagerar no uso dos cosméticos, nem nos regimes alimentares assim com estabelecer idade mínima para começar a desenvolver uma vaidade positiva e necessária sem que isso se torne obsessão.


P.S: Mães vocês são os espelhos de suas filhas, não deixem a infância delas passarem em branco..
A hora certa de elas se tornarem mulheres chegará e é nessa hora que veremos se as ensinamos da maneira certa pra que elas sejam mulheres saudáveis  e comprometidas em primeiro lugar  com a sua saúde...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário