quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

"As Seis Faces da Mulher "


       Uma vez, numa entrevista, quiseram saber qual era, para mim,a mulher ideal. Fisicamente? Não, o jornalista queria saber mais, referia-se ao espírito, a alma, a personalidade. Se  a pergunta se cingisse ao físico, eu não resistiria a tentação de roubar alguns versos  de  Vinícius,  da  sua "Receita de Mulher". Só alguns, esta claro. Mas acrescentaria outros. Vinícius não se refere, por exemplo, aos cabelos. E  para  mim,  mais que os, olhos, que os  lábios,  os cabelos  são  um  elemento de importância definitiva.  Não  emolduram  apenas  o rosto,   os olhos, os lábios, mas toda a mulher. Dão-lhe um toque de graça especial.                                                  
Naturalmente tem que ser leves, finos, soltos, para que o vento brinque de poesia com eles. Já perguntei num poema:
                                                                            
                                                                      
"A visão do teu pescoço branco, velado como um templo,
pelo  véu  de  teus  cabelos  louros,  que eu descubro
nos delírios de minha fantasia:
Ah! não será isto poesia?"


E num outro:


"Gosto de encher as mãos com os teus cabelos
como um lavrador a recolher, feliz
as louras messes de uma farta colheita."
      Não  importa, entretanto, a  cor,   o tom  que  apresentem:  podem  fazer noite, tarde ou manhã, virem carregados de sombra ou de sol.                                           
                                      
" Quando em teus cabelos louros
ou   negros
mergulho  o  rosto,
parece
que faz  sempre   sol-posto
que  a  noite mansamente nos meus olhos desce!"
          Importa  é   que  sejam  bastos, esvoaçantes como gazes, como painas, como sonhos.   Em matéria de mulher sou contra qualquer  racionamento.  Subscreveria, em que pese a minha vocação socialista, aquele  verso de Vinícius:                          

". . . E que existe um grande latifúndio dorsal."
Também já confessara:

"Gosto de tuas costas (como um arco, flexível)
que se alargam em duas luas imensas, geminadas."


Mas estas respostas não serviriam a pergunta do entrevistador.               
Qual a mulher ideal, para mim?                                                                       
      Lembro-me  de  que  respondi que ideal é sempre a mulher que a gente gosta,
e que nos compreende.  Mas  pensei  depois  no  assunto, e nasceu   o poema.   A mulher ideal, única, tem seis faces. Seis faces que  a   tornam  múltipla,  e  infinita, para a  nossa  vida,   a  nossa  ternura,  o nosso  amor.  Na  realidade, há todas as mulheres, na mulher que a gente ama. Disse isto no poema:                                    
" As Seis Faces... "

Quando te encontro e observo que ficaste mais linda
e soltaste os cabelos para me agradar,
e me entregas os lábios num beijo leve e morno como a aragem,
e tranças os teus dedos em meus dedos, e me olhas
como no dia em que te tirei para dançar pela primeira vez,
é que percebo que continuas
a namorada.

Quando te preocupas com o tempo porque vou sair,
e recomendas detalhes como se me visse criança,
e repreendes a minha falta depois que as visitas se foram,
e endireitas a minha gravata, e escolhes a minha camisa,
e me fazes trocar os sapatos que não combinam;

quando surpreende o meu cansaço, e me enlaças,
e recosta a minha cabeça em teu colo,
e me dás conselhos como se eu pudesse segui-los,
é que descubro que há em ti, para mim, até mesmo
um pouco de mãe.

Quando te consomes muito mais com as minhas preocupações
e advinhas meus pensamentos, me prevines contra falsos amigos,
e te empenhas em partilhar também minha luta;

e economizas, como se com isso poupasses minhas forças,
e, sem querer, com uma palavra, desvendas uma solução
tão próxima e tão evidente, mas que meus olhos não percebiam;
quando à noite , na sombra, sem tocarmos os corpos,
conversamos, esquecidos, como dois amigos numa encruzilhada,
é que compreendo que tu és
a companheira.

Quando chego, e ao abrir a porta, estás à espera
com tua felicidade que me envolve e me aconchega,
e tirar da minha mão a pesada pasta de couro,
e me entregas os lábios (úmidos e trêmulos);

quando te encontro depois, em todos os detalhes cotidianos
e prosaicos, que fazem o melhor da vida:
minha toalha de banho no lugar; meus chinelos no seu canto;
minha roupa limpa sobre a cama; aquela jarra com flores arrumada;
aquela mesa posta, com seus talheres brilhando;
aquele odor de refeição que é o perfume do lar;
quando te vejo, leve e diligente, a circular pela casa
que consideras teu Reino, teu Mundo, teu Universo;
sei que tu és então
a esposa.

Quando à noite, de tarde, ou de manhã, (é um momento imprevisto
e nunca marcado) sinto que precisas de mim, que te faço falta,
como do ar, ou da água, de alimento, ou de vida,
e te encontro ao meu lado sempre irrevelada, e te dispo,
e se desencontraram as mãos e nossos corpos
e subitamente nos jogamos, como banhistas
contra o mar, contra as ondas, o mar desconhecido
as ondas que afogam e arrastam,
e de súbito estamos salvos na areia, como náufragos, és
a amante.

Quando te encontro ao meu lado, deitada numa nuvem
a acompanhar outras nuvens preguiçosas e itinenrantes
no céu do coração;

quando te pões a falar como crianças nas brincadeiras
em diminutivos, em “faz-de-contas” de pura imaginação,
e de ti restou apenas o contato dos nossos corpos, que
permaneceu em nós
entretanto distante, imaterial, a planar
como aquela gaivota na vaga luz da tarde que se esvai;
quando estirados na areia, cansados, mas felizes,
já podemos conversar, eu diria nesta hora que tu és
simplesmente
a irmã.

Quando penso em ti, e te sei tantas, no milagre da multiplicação
do amor,
recolho-me a ti, como pássaro às ramagens, onde encontra
a sombra, o ninho, o balanço, o fruto, - o impulso
para o vôo.

E amo, e trabalho, e sonho, e canto.

( Crônicas  de JG de Araujo Jorge extraído do livro
" No Mundo da Poesia " Edição do Autor -1969 )

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