sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Há vida após o casamento?



Parece que essa é mesmo a dúvida de quem casa imaginando-se entrar num conto de fadas, como uma princesa…
Para quem romantiza a vida em excesso – porque fazer isso só um pouquinho é bom e faz bem, vamos combinar? – pode ter uma tremenda decepção pouco tempo depois do “e eles foram felizes para sempre… “.
É possível ser feliz para sempre? Alguém já disse que o “para sempre” é muito tempo…
Controvérsias a parte, pessoalmente acredito que é possível ter momentos de felicidade diários, mas todos vividos com muito realismo. Esta é a leitura que faço da ideia de ser feliz para sempre, e pensando assim, eu acredito que esse é um tipo de felicidade muito possível.
Eu acredito que as diferenças possam existir entre um casal. Por que não? Um casamento representa um encontro de duas pessoas com educação e personalidade diferentes, não é? Como é possível acreditar que haverá concordância em tudo e sobre tudo?
Por outro lado, quando as divergências são resolvidas de forma madura e respeitosa, penso que elas só tendem a melhorar a gente como pessoa, no mínimo quanto ao exercício da tolerância, paciência, negociação e argumentação. É ou não é?
Fico daqui imaginando que pensar que essas diferenças de ideias e visão de mundo não podem existir entre um casal é ilusão. A questão é: como lidar com isso? Não tenho uma dúvida sequer de que a forma como gerenciamos isso reflete na convivência diária. Eu acredito que os reflexos da existência de negociação, concessões e partilhas, ou a ausência disso tudo, é que pode dar ares de casamento feliz – ou não – em uma relação. Você já pensou sobre isso?
Quando o casamento se revela numa parceria que dá certo, imagino que muitas mulheres devem se perguntar como eu mesma faço: por que eu não casei antes?… e devem concluir que casar é bom demais, não é?
É por essas e outras que posso afirmar em alto e bom tom: há, sim, vida após o casamento. Quem quiser que faça coro comigo, e incentive quem quiser casar…
Texto originalmente publicado no Manga com Pimenta.

Um comentário:

  1. O melhor do casamento deve ser o companheirismo.Espero um dia encontrar meu amado!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário