quinta-feira, 19 de junho de 2008

:::Poluição prejudica tamanho do feto:::




A exposição à poluição do ar reduz significativamente o tamanho do feto durante a gravidez, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Tecnologia de Brisbane, orientados por Dr Adrian Barnett.



O estudo de 10 anos comparou o tamanho de fetos entre 13 e 26 semanas de duração em mais de 15.000 ecografia em Brisbane com níveis de poluição do ar dentro de um raio de 14 quilômetros da cidade e constatou que as mães com uma maior exposição à poluição do ar (poluentes como dióxido de enxofre encontrado no diesel) tinham fetos que foram, em média, menores, em termos de circunferência abdominal, cefálica e comprimento do fêmur.

Também que bebês maiores são mais saudaveis na infância e idade adulta, e que também apresentam maior QI na infância e menor risco de doenças cardiovasculares na idade adulta, logo o tamanho do feto é importante.

A maioria dos poluentes do ar não são visíveis a olho nu, assim muitas vezes não é possível perceber o real nível de poluição de determinada área, principalmente regiões de muito fluxo de automóveis.

Cuidado nunca é demais, o recomendado é que as mães reduzam a exposição à poluição do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário